segunda-feira, 5 de março de 2012

EMPATIA

A palavra é: EMPATIA

Esta semana na faculdade estudei a respeito de EMPATIA. De uma forma bem simples, empatia é a capacidade que nós temos de nos colocarmos no lugar do outro. Isso me foi ensinado numa aula de Psicologia e durante muito tempo ficamos discutindo acerca disso. Confesso que refletindo sobre empatia, me lembrei de algo que CRISTO sempre falava que é Amor ao Próximo.
A conclusão que cheguei é a seguinte, que em muitos momentos a Bíblia nos dá várias lições de empatia e uma delas é “suportando-vos um aos outros, e perdoando-vos uns aos outros” Colossenses 3:13 a e muitas e muitas outras vezes em que Jesus nos ensina a amar ao nosso próximo como a nós mesmos.
Como nossa vida mudaria se todas às vezes antes de fazermos qualquer coisa com os nossos próximos nos colocássemos em seu lugar? Quantas situações desagradáveis evitaríamos, não é mesmo?
Bom Cristo sem dúvida foi à pessoa mais empáticas que existiu, e se nós temos o desejo de sermos os seus discípulos precisamos andar como Ele andou, e amar nosso semelhante não é uma escolha, e sim uma necessidade, pois, como amaremos ao Senhor que não vemos se somos incapazes de amar nosso irmão que vemos??
Sei que somos pessoas diferentes, criados de forma diferente, que falamos, pensamos, sentimos tudo bem diferente, mas se orarmos ao Pai e pedirmos ajuda para amar o nosso semelhante, Ele que é um Deus preocupado com nosso bem estar nos ajudará, bom como não encontro palavra para melhor encerrar esse post, vou deixar que o Mestre dos Mestres e hoje para mim em especial, o melhor especialista em empatia nos deixe mais um ensinamento: “ Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelo que vos maltratam e perseguem” Mt 5:44.

0 comentários:

Postar um comentário