quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bem-Aventurados os pobres de espírito


Bem-Aventurados os pobres de espírito, por que deles é o reino dos céus.
Mateus 5.3

            Hoje quero falar sobre a humildade, a soberba e o que é ser pobre de espírito.
Aqui nesta bem aventurança é oferecida por Cristo uma esperança e uma alegria a todos que reconhecem sua miséria espiritual diante de Deus e achegam-se a ele sem nada oferecer a não ser sua necessidade que apenas pode ser saciada pelo criador.
Mas vamos entender primeiro o que é ser pobre de espírito, segundo o dicionário e ser desprovido ou mal provido do necessário, porém é importante compreender que a pobreza material não irá lhe conduzir ao céu, por este motivo Jesus deixou bem claro que o Reino, ou seja, a salvação é para os pobres de espírito. Nos tempos antigos, os escribas, ou seja, os escrivães e os fariseus declaravam que o pobre era abandonado por Deus e os ricos só eram assim por serem abençoados por Deus, porém o Senhor Jesus veio ao mundo como homem, pobre e de uma cidade que era desprezada, pelo fato de ser moradia de um povo carente e necessitado, com isso deixou bem claro que essa ideia não tem nada como a palavra de Deus, o Senhor veio para aqueles que o aceitam, sendo assim chego onde quero, pobre de espírito e aquele que reconhece sua insuficiência, que reconhece a sua dependência sabendo que somente quem pode preencher a sua necessidade espiritual é o seu criador, ou seja, o Deus todos poderoso que fez os céus e a terra e que nos formou do pó e que soprou o fôlego de vida e nossas narinas. Quando um ser compreende essas coisas, pode-se dizer que ele é um bem-aventurado e isso que fala é o Senhor Jesus Cristo em Mateus 5.3. Quando se chega a essa compreensão você se torna humilde, sim claro, afinal, não há possibilidade de uma pessoa não ser humilde sabendo que o Deus dos céus e da terra, aquele que tudo dá, tudo tira, o dono do ouro e da prata, o Rei dos reis, o dono de tudo está no controle e contempla cada atitude sua no dia a dia, humildade essa que o próprio Senhor Jesus foi exemplo lá na cruz ao perdoar os seus opressores como em Lucas 23:34a que diz: Pai, perdoa-lhes, por que não sabem o que fazem. Veja bem Jesus sendo Deus, tinha todo o poder para condena-los, mas não o fez, antes rogou ao pai que perdoasse seus opressores, ainda que Ele (Jesus, o messias) fosse inocente. E hoje o que vemos é um bando de pessoas, até mesmo dentro das nossas igrejas, que não amam a seus irmãos em Cristo, não mesmo, por que se amassem não viveriam com raiva de ninguém, chatear-se claro acontece, mas se você é filho de Deus não pode guardar raiva, por que quem conserva a maldade no coração é filho do diabo, por isso o mundo está se perdendo na sua maldade, na sua ira, pessoas vingativas, que não possuem amor à palavra de Deus, um povo incrédulo, que não se esforça para cumprir a palavra de Deus, o humilde produz o altruísmo que para quem não sabe é o mesmo que produzir o bem para outras pessoas e o contrário da humildade é a soberba, não há para onde fugir se você não é humilde você é soberbo, não preserve aquilo que não te faz bem, dentro de você, antes esconde a palavra no coração para não pecar contra Deus (Salmos 119:11), demonstre humildade através do perdão, porém saiba também que o Senhor e oniciente, onipotente e onipresente, ou seja, tem toda ciência, tem todo poder e está em todos os lugares, não adianta perdoar para ficar bem diante dos homens e continuar com o rancor dentro de você, o ato de perdoar não é para fazer o outro se sentir bem, mas sim para que a sua oração, seja aceita diante do pai e lembre-se!  Você necessita do perdão divino, senão consegue perdoar como espera ser perdoado?
Deixo aqui essa palavra, espero que tenha alcançado a sua vida e espero também que posse lhe ser útil no seu dia a dia, não adianta ler e entender senão praticar, o mais importante de tudo não é entender e sim por em pratica, tenha uma semana abençoada e fiquem na paz do Senhor.

2 comentários:

  1. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. (Lc 13.24) . Dificilmente um soberbo é capaz de encontrar o caminho... Viver no amor de Deus nos faz humildes, nos enche de paz e alegria!

    ResponderExcluir
  2. O TESTO NÃO PODERIA SER MELHOR, PARABÉNS , QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO

    ResponderExcluir