sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Finados, nova vida




JOÂO 8:51
Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.

Hoje em nosso país temos uma data chamada Finados, um feriado que faz alusão a pessoas que já morreram, muitas pessoas hoje estão frequentando cemitérios, a fim de prestar homenagens a amigos, familiares e parentes que já se foram, tem até pessoas que de longe comparecem a cemitérios com intuito de homenagear artistas que já não estão entre nós. Aqui iremos falar da morte sim, porém, vamos falar o mais importante que é a vida, a vida que Deus nos deu, a vida eterna. Bem sabemos que a morte para qualquer pessoa se faz uma coisa de grande complexidade, entretanto nós que temos certo grau de aprendizado bíblico sabemos que a morte não é forte, sabemos ainda que temos duas faces de morte, a carnal e a espiritual. A morte é o maior mistério da vida humana. É o maior dos temores humanos. É o maior enfrentamento que o homem terá em sua existência. Parece que ninguém nunca está preparado para viver a experiência da morte, seja a sua própria ou a dos que lhe são caros. Para muitos, a morte é um mistério, um enigma, um terror. Mas para nós que cremos em Cristo, a morte é uma experiência possível de ser vivida e vencida. Em Cristo, o poder da morte morreu. Estamos falando de morte espiritual. O homem não foi feito para a morte, mas para a vida. Eis aí o motivo da não conformidade do homem com essa experiência. A natureza humana é para a vida. Foi assim que Deus nos fez.
Em Mateus 8 :18-22 podemos ver o exemplo claro do que Deus nos orienta:
Vendo Jesus uma multidão ao redor de si, deu ordem de partir para o outro lado do mar.
E, aproximando-se um escriba, disse-lhe: Mestre seguir-te- ei para onde quer que fores.
Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
Jesus, porém, respondeu-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos.
Sabemos que a morte de uma pessoa querida nos causa tristeza, porém não podemos deixar parar a obra de Deus.
“Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai.” De outro lado o discípulo, que olha pra trás, e também quer se fizer servo da antiga tradição, pois enterrar os pais era dever sagrado dos filhos. A proposta de Jesus não era, e não é, deixar os pais ou familiares largados, mas é se desapegar, se desprender de uma tradição ou pecado que os próprios pais ou familiares vivem, acabando como que cegos acerca da tradição, não permitindo espaço para o novo. Voltar e olhar pra trás para enterrar o meu pai, como diz a palavra, é não seguir o chamado de Jesus que nos convida a olhar a frente, como Paulo diz na carta aos Filipenses :
3,13-14 ”Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto; prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama em Jesus Cristo.”
Bem sabemos que o grande prêmio se resume na vida eterna junto ao nosso pai Jesus Cristo. Mateus 19:29 diz: ´´E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. ``
Neste dia de Finados, tenhamos um dia abençoado e que Deus nos dê a todo o momento a oportunidade de estarmos vivos e assim podermos estar confortando aqueles que ainda não tem o conhecimento da palavra de Deus, que ainda temem a morte e não sabem o que é a vida eterna.

4 comentários:

  1. O blog está de parabéns. Um abraço a todos e que Deus continue abençoando...

    ResponderExcluir
  2. Demais Samuel! Gostei e fui abençoada mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amada, mas o texto é do colaborador do blog Leandro Waack e realmente ficou muito bom, principalmente como você citou no grupo esse trecho "Neste dia de Finados, tenhamos um dia abençoado e que Deus nos dê a todo o momento a oportunidade de estarmos vivos e assim podermos estar confortando aqueles que ainda não tem o conhecimento da palavra de Deus, que ainda temem a morte e não sabem o que é a vida eterna."

      Excluir
  3. O dia 2 de novembro nos faz lembrar de pessoas queridas que já se foram, mas tem uma que morreu e ressuscitou para nos dar vida eterna. É Jesus!
    Jesus é vida, amor, liberdade e eternidade. Viva com Jesus!

    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir