Êxodo: Propósito e Visão Panorâmica
Propósito
Foi escrito para que tivéssemos
um registro permanente dos atos históricos e redentores de Deus, pelos quais
Israel foi liberto do Egito e organizado como sua nação escolhida. Pelos mesmos
atos divinos, Israel também recebeu a revelação escrita, do concerto entre Deus
e aquela nação. Também foi inscrito como um elo extremamente importante da
auto-revelação geral e progressiva de Deus, que culminou na pessoa de Jesus
Cristo e no NT.
Visão
Panorâmica
O livro de Êxodo começa com
a descrição do sofrimento dos descendentes de Jacó no Egito, a saber: opressão,
escravidão e infanticídio, que é morte de crianças ou recém nascidos, e termina
com a presença, o poder e a glória de Deus manifesto no Tabernáculo, no meio do
seu povo já liberto, no deserto. Êxodo divide-se em três seções principais. (A)
Os Caps. 1 – 14 revelam Israel no
Egito, oprimido por um Faraó que não conhecia a José, e Deus então redimiu
Israel “com braço estendido e com juízos grandes” (6.6). Entre os eventos
portentosos, ou extraordinários, dessa parte da história de Israel, então: (1)
O nascimento de Moisés, sua preservação e preparação(cap. 2) ; (2) a chamada de
Moisés na sarça ardente(3-4); (3) as dez pragas(7-12); (4) a páscoa(cap 12) e
(5) a travessia do mar Vermelho(13-14).
O êxodo de Israel para fora
do Egito é declarado em todo o AT como a mais grandiosa experiência de redenção
do velho concerto. (B) Os caps. 16-18 descrevem Israel no deserto, a caminho do monte Sinai. Deus guiou seu povo redimido
por meio de uma nuvem e uma coluna de fogo e proveu maná, codornizes e
água,exercitando assim seus redimidos a andar pela fé e pela obediência. (C) Os
caps. 19-40 registram Israel no monte
Sinai, recebendo de Deus a revelação que abarcou (1) o concerto (cap. 19),
(2) o decálogo (cap. 20) e (3) o Tabernáculo e o sacerdócio (25-31). O livro
termina com o Tabernáculo inaugurado e transbordante da glória (cap. 40).
Fonte: Bíblia de Estudos Pentecostal
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