segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CONSERVANDO A IDENTIDADE CRISTÃ


Nos últimos tempos eu tenho meditado muito a respeito de identidade, mas não qualquer tipo
de identidade, mas a identidade cristã.
De acordo com o dicionário identidade é:  “Circunstância de um indivíduo ser aquele que diz ser ou aquele que outrem presume que ele seja”. Ou seja, a sua identidade prova e comprova quem você é! Onde quer que nós estejamos, somos sempre a mesma pessoa, afinal identidade não muda como nosso endereço, nossa roupa. Define aquilo que realmente somos.
E nesse mundo que fomos chamados para ser sal, devemos carregara a bandeira do Evangelho e ser sempre reconhecidos por termos uma identidade cristã! Ser cristão não é todos os domingos ir para á Igreja carregando uma Bíblia, mas sim procurar andar como Cristo andou. Nossa identidade não deve ser variante dependendo do ambiente que estejamos, até porque
é muito, muito fácil mesmo ser crente no meio de crente, mas Deus nos chamou a brilharmos no meio das trevas, sermos diferentes!!
Para a edificação de nossa fé deixo o exemplo de um grande servo do Senhor chamado Daniel, que longe de sua terra, sua parentela, conservou a sua identidade!!! E que possamos mesmo em trevas resplandecer!

“No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, a Jerusalém, e a sitiou. E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte
dos utensílios da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus.E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes, Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias;
E o chefe dos eunucos lhes pós outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego.
E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos. E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei.
Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos deem legumes a comer, e água a beber. Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos. E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei. Assim o despenseiro tirou-lhes a
porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes.
Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
E o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram {assistindo}) diante do rei. E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.
E Daniel permaneceu até ao primeiro
ano do rei Ciro.”
Daniel 1:1-21

9 comentários:

  1. Mateia muito boa, que Deus continue abençoando http://www.igrejabiblicapalavradevida.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog, que DEUS continue lhe abençoando grandemente.
    bjs. Fique na paz! e Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola amigo, estou indicando seu blog ao premio dardos. veja no linki: http://www.blogchequemaster.com/2012/11/premio-dardos.html

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Bem edificante esta mensagem. Daniel de fato é um grande exemplo quando o assunto é manter a identidade. Ele manteve sua fé não importando as circunstâncias, perseverando firme em oração e tendo atitude digna da identidade que mantinha. Muito verdadeira e proveitosa esta Palavra!
      Paz

      Excluir
  5. excelente texto irmão Samuel! Quando entendemos quem realmente somos EM Cristo poderemos estar em qualquer lugar, com qualquer pessoa, e essa identidade não mudará e será demonstrada através de nossos atos e palavras. Obrigada. Sempre um prazer visitá-lo!

    ResponderExcluir
  6. Olá, retribuindo a visita! eu já sigo este blog.Parabéns
    http://solteiricecrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você amado irmão. Precisamos tirar de nossas igreja as estratégias carnais e meios carnais de "atrativos" para o Evangelho para que somente os salvos permaneçam em nosso meio. Os lobos estão prejudicando as ovelhas.
    http://justificacaopelafe.com.br

    ResponderExcluir
  8. Identidade Cristã algo que o Espirito Santo de Deus e a Palavra de Deus que é Viva e Eficaz que transforma pode produzir naqueles que Buscam a Jesus Como único Caminho que nos leva ao Pai

    ResponderExcluir