quinta-feira, 19 de abril de 2012

O LIVRO DE LEVÍTICO


LEVÍTICO

Autor: Moisés
Tema: Santidade
Data: 1445 – 1405 a.C.


Considerações Preliminares

 Levítico está estreitamente ligado ao livro de Êxodo. Êxodo registra como os israelitas foram libertos do Egito, receberam a lei de Deus, e construíram o Tabernáculo segundo o modelo determinado por Deus; termina quando o Santo vem habitar no Tabernáculo recém-construído (Êx 40.34). Levítico contém as leis que Deus deu a Moisés durante os dois meses entre o término do Tabernáculo (Êx 40.17) e a partida de Israel do monte Sinai (Nm 10.11). O título "Levítico" deriva não da Bíblia hebraica, mas das versões em grego e latim. Esse título poderia levar alguém a julgar que o livro trata somente do sacerdócio Levítico. O caso é diferente, pois boa parte do livro relaciona-se com todo o Israel.
 Levítico é o terceiro livro de Moisés. Mais de cinquenta vezes, o livro declara que seu conteúdo encerra as palavras e a revelação que Deus deu diretamente a Moisés para Israel, as quais, Moisés, a seguir, reduziu à forma escrita. Jesus faz referência a um trecho de Levítico e o atribui a Moisés (Mc 1.44). O apóstolo Paulo refere-se a um trecho deste livro ao afirmar "Moisés descreve... dizendo..." (Rm 10.5). Os críticos que atribuem Levítico a um escritor sacerdotal de época muito posterior rejeitam a autenticidade do testemunho bíblico (ver a introdução a Êxodo).

 Propósito

            Levítico foi escrito para instruir os israelitas e seus  mediadores sacerdotais acerca do seu acesso a Deus por meio do sangue expiador e para expor o padrão divino da vida santa que deve ter o povo escolhido de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário