quinta-feira, 22 de março de 2012

O Livro de Gênesis


Gênesis: Caracteristicas e cumprimento no NT

As sete características principais de Gênesis são:

1)     foi o primeiro livro da Bíblia a ser escrito (com possível exceção de Jó) e registra o começo da história da humanidade, do pecado, do povo hebreu e da redenção

2)     A história contida em Gênesis abrange um período de tempo maior do que todo o restante da Bíblia, e começa com o primeiro casal humano; dilata-se, abrangendo o mundo anti diluviano, e a seguir limita-se a historia do povo hebreu, o qual semelhante a uma torrente, conduz à redenção até o final do AT.

3)     Gênesis revela que o universo material e a vida na terra são categoricamente obra de Deus, e não um processo independente da natureza. Cinqüenta vezes nos capítulos 1-2, Deus é o sujeito dos verbos que demonstram o que ELE fez como criador.

4)     Gênesis é o livro das primeiras coisas – o primeiro casamento, a primeira família, o primeiro casamento, a primeira família, o primeiro nascimento, o primeiro pecado, o primeiro homicídio, o primeiro polígono, os primeiros instrumentos musicais, a primeira promessa de redenção, e assim por diante.

5)     O concerto de Deus com Abraão, que começou com a chamada deste(12.3), foi formalizado no cap. 15, e ratificado no cap 17, e é de máxima importância em toda a Bíblia.

6)     Somente Gênesis explica a origem das 12 tribos da Israel.

7)     Revela como os descendentes de Abraão, por fim, se fixam no Egito(durante 430) e assim preparem o caminho para o êxodo, o evento redentor do AT.

Cumprimento

Gênesis revela a história profética da redenção, e o Redentor que virá através da descendência da mulher (3.15), das linhagens de Sete(4.25,26), e Sem(9.26,27), e da descendência de Abraão(12.3). O NT aplica 12.3 diretamente a provisão da redenção que Deus realizou em Jesus Cristo(Gl 3.16,39). Muitos personagens e eventos de Gênesis são mencionados no NT com relação à fé e à justiça (Romanos 4, Hebreus 11. 1-22), ao julgamento divino (Lucas 17.26-29,32; 2 Pedro 3.6; Judas 7.11a)  e a pessoa de Cristo (Mateus 1.1; João 8.58; Hebreus 7).

0 comentários:

Postar um comentário