quinta-feira, 26 de abril de 2012

Levítico: Visão Panorâmica, Características Especiais e Seu Cumprimento

Visão Panorâmica

 Dois temas muito importantes sobressaem em Levítico: a expiação e a santidade. (A) Os capítulos 1 a 16 contêm o provimento de Deus para a redenção do pecado e para desfazer a separação entre Deus e a humanidade, em consequência do pecado. O substantivo "expiação" (hb. Kaphar) ocorre cerca de quarenta e oito vezes em Levítico. O seu significado básico é "cobrir, prover uma cobertura". Os sacrifícios vicários do antigo Testamento (1 - 7) cobriram temporariamente o pecado, mediante o sangue (cf. Hb 10.4), até o dia em que Jesus Cristo morresse como o sacrifício perfeito para "tirar o pecado do mundo" (cf. Jo 1.29; Rm 3.25; Hb 10.11, 12). Os sacerdotes levíticos (8 - 10) prenunciam o ministério de mediador de Cristo, enquanto que o dia anual da expiação (cap. 16) prenuncia a sua crucificação. (B) Os capítulos 17 a 27 apresentam uma série de normas práticas, pelas quais Deus chamava o seu povo à pureza e à vida santa. O mandamento reiterado por Deus é: "Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo" (19.2; 20.7, 26). Os termos hebraicos que significam "santo" ocorrem mais de cem vezes em Levítico, e, quando aplicados ao ser humano, falam de pureza e de obediência. A santidade é vista nas cerimônias (cap. 17) e na adoração (23 - 25), mas principalmente nos eventos da vida diária (18 - 22). Levítico termina com uma admoestação por Moisés (cap. 26) e com instruções a respeito de certos votos especiais (cap. 27). 

Características Especiais 

 Quatro características assinalam Levítico. (1) A revelação divina, no sentido da palavra direta da parte de Deus, é mais patente em Levítico do que em qualquer outro livro da Bíblia. Nada menos que trinta e oito vezes, o livro de Levítico declara expressamente que o Senhor falou a Moisés. (2) O livro dá instruções detalhadas sobre os diversos sacrifícios e a expiação vicária. (3) O capítulo 16 é o principal da Bíblia no detalhamento do Dia da Expiação. (4) Levítico ressalta o fato de que o povo de Israel devia cumprir sua vocação sacerdotal, vivendo em pureza moral e espiritual, separado doutras nações e obediente a Deus.   

O Livro de Levítico e Seu Cumprimento no NT 

Devido à ênfase redobrada à expiação pelo sangue e à santidade, Levítico tem relevância permanente para os crentes do novo concerto. O Novo Testamento ensina que o sangue expiador de animais sacrificiais, realçado em Levítico, era "a sombra dos bens futuros" (Hb 10.1) a indicar o sacrifício, uma vez para sempre, de Cristo, pelo pecado (Hb 9.12). O mandamento bíblico para que o crente seja santo pode ser perfeitamente cumprido pelo crente do novo concerto, através do sangue precioso de Cristo; a chamada do crente é para que ele seja santo em todas as áreas da sua vida (1 Pe 1.15). O segundo grande mandamento, conforme Jesus o definiu, deriva de Levítico 19.18: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22.39).

Fonte: Bíblia de Estudos Pentecostal

2 comentários: