quinta-feira, 24 de maio de 2012

O LIVRO DE DEUTERONÔMIO

Considerações Preliminares



O título "Deuteronômio" vem da Septuaginta e significa "Segunda Lei". O livro consiste nas mensagens de despedida de Moisés, nas quais ele sumariou e renovou o concerto entre Deus e Israel, para o bem da nova geração de israelitas. Tinham chegado ao fim da peregrinação no deserto e agora estavam prontos para entrarem na terra de Canaã. A nova geração, na sua maior parte, não tinha lembrança pessoal da primeira Páscoa, da travessia do mar Vermelho, nem da outorga da lei no monte Sinai. Careciam de uma narração inspirada do concerto de Deus, da sua lei e da sua fidelidade, bem como uma renovada declaração das bênçãos resultantes da obediência e das maldições da desobediência. Enquanto o livro de Números registra as peregrinações no deserto, da rebelde primeira geração de israelitas, abrangendo um período de trinta e nove anos, Deuteronômio abrange um período de talvez um só mês, numa só localidade, nas planícies de Moabe, diretamente a leste de Jericó e do rio Jordão. 
Deuteronômio foi escrito por Moisés (31.9,24-26; cf. 4.44-46; 29.1) e entregue a Israel como um documento do concerto, para ser lido por extenso diante de todo o povo, a cada sete anos (31.10-13).
É provável que Moisés tenha completado o livro pouco antes da sua morte, cerca de 1405 a.C. A autoria mosaica de Deuteronômio é atestada:
- pelo Pentateuco judaico e samaritano;
- pelos escritores do AT (e.g., Js 1.7; 1 Rs 2.3; 2 Rs 14.6; Ed 3.2; Ne 1.8,9; Dn 9.11);
- por Jesus (Mt 19.7-9; Jo 5.45-47), bem como escritores do NT (At 3.22,23; Rm 10.19);
- por eruditos cristãos antigos;
- por eruditos conservadores contemporâneos; e
- pelas evidências internas do livro (e.g., semelhança, na estrutura literária, com textos de pactos seculares de vassalagem do século XV a.C.).
O relato da morte de Moisés (cap34) evidentemente foi acrescentado logo após sua ocorrência (mais provavelmente por Josué) como um tributo merecido a Moisés, servo do Senhor. 
Propósito
O propósito original de Moisés ao proferir seus discursos diante da nova geração de Israel, antes de entregar as rédeas do governo a Josué para efetuar a conquista de Canaã, foi exortar e instruir os israelitas a respeito:
- dos atos poderosos de Deus e as suas promessas;
- seus deveres segundo o concerto: a fé e a obediência; e a necessidade de dedicarem-se ao Senhor, para andarem nos seus caminhos, amá-lo e honrá-lo de todo coração, alma e forças.

0 comentários:

Postar um comentário